Sociedade Gaúcha de Nefrologia adere a campanha nacional e irá iluminar monumentos como a Prefeitura de Porto Alegre e o Laçador nesta sexta-feira
Fonte: Site Zero Hora - 08 de março de 2012.
O Ministério da Saúde liberou nesta quinta-feira R$ 181,6 milhões para ações na área de nefrologia em todo o país. O recurso deverá ser adicionado ao limite financeiro dos Estados, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União.
Estima-se que, no Brasil, um em cada 10 adultos brasileiros tenha algum tipo de doença renal crônica, sendo que 60% desconhecem essa situação. Os principais sintomas são pressão alta, sangue na urina, inchaço nas pernas e no rosto, náuseas, vômitos, palidez e infecções urinárias recorrentes. De acordo com censo feito pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, 77,5 mil brasileiros faziam diálise em 2009. A maior parte (86%) era atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No Dia Mundial do Rim, lembrado nesta quinta-feira, os prédios do Congresso Nacional e do Ministério da Saúde serão iluminados de vermelho, azul e amarelo. A atividade é um iniciativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia e ocorre também em outras capitais brasileiras, incluindo Porto Alegre.
A Sociedade Gaúcha de Nefrologia irá iluminar, com as cores da campanha, o prédio da Prefeitura Municipal, nesta sexta-feira. Uma cerimônia marcará a atividade a partir das 18h. No sábado, será a vez do monumento Laçador receber a iluminação especial. A programação na Capital contará ainda com atividade no Brique da Redenção, no domingo. Serão fornecidas informações sobre doenças nos rins, atividades de lazer e verificação da pressão arterial, das 9h às 14h.
A campanha em Porto Alegre envolve Sociedade Gaúcha de Nefrologia, Cremers, Santa Casa, Hospital de Clínicas, Hospital Ernesto Dornelles, Via Vida e ONG Pró Rim.