Atendimento na unidade começa a ser restrito a partir da próxima segunda-feira
Fonte: Site Correio do Povo - 23 de novembro de 2012.
A reforma do setor de Emergência do Hospital de Clínicas (HCPA) de Porto Alegre vai ocorrer entre 1º e 12 de dezembro. O cronograma de obras foi confirmado na manhã desta sexta-feira. Os trabalhos estavam previstos para começar na última segunda-feira, mas foram adiados em função da ameaça de greve no Grupo Hospitalar Conceição, a pedido do secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli.
A partir da próxima segunda-feira, 26 de novembro, pacientes que se encontram em atendimento começarão a ser transferidos para unidades de internação do próprio Hospital de Clínicas e para outras instituições. A área da Emergência deverá estar vazia até o dia 1º, quando iniciam as obras. A reforma vai readequar o espaço física e vai e exigir o desligamento total do sistema de ar-condicionado, para limpeza dos dutos.
O conjunto de melhorias atende a normas internacionais de qualidade e segurança e inclui a remodelação dos consultórios, a reorganização da área para triagem - com mais privacidade para os pacientes - e a construção de novos boxes para estabilização de doentes graves.
Durante a reforma, apenas os pacientes que chegarem em situação grave, com risco de morte, serão atendidos no box de urgência. Por isso, a Administração do HCPA solicita à população de Porto Alegre e cidades da região Metropolitana que, no período, procure atendimento em outros estabelecimentos de saúde.