A Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus) esteve presente na Assembleia Legislativa durante a votação e aprovação da proposta orçamentária do governo estadual para 2013, na quinta-feira, 22.
A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle aprovou por unanimidade a proposta orçamentária, na qual consta o valor que será destinado à saúde no próximo ano. Após passar por esta primeira etapa, agora o projeto segue para o Plenário, onde receberá o parecer definitivo ao ser sancionado pelo governador até 30 de novembro.
A Abrasus, assim como outras entidades integrantes do Movimento Saúde, Rio Grande, aguardava a decisão para saber se será cumprida a Lei 141/12, que determina a aplicação de 12% da receita corrente líquida em ações e serviços públicos de saúde.
A principal luta das entidades que integram o Movimento Saúde, Rio Grande, mobilização em prol do cumprimento da Lei, se refere à destinação do percentual especificamente a ações de saúde. “O primeiro passo foi dado, mas estamos aguardando com cautela a votação no plenário. Será uma nova batalha”, ressaltou a presidente da Abrasus, Terezinha Alves Borges.