Direção do hospital de Porto Alegre solicita a pacientes que procurem outras instituições
Fonte: Site Correio do Povo - 29 de outubro de 2012.
A emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre volta a apresentar nesta segunda-feira um quadro de superlotação. Segundo a instituição, a unidade adulta que recebe pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) atendia nessa manhã 160 pessoas – o triplo da capacidades de leitos (49). No setor pediátrico, havia 13 crianças num espaço para abrigar apenas nove.
Em razão do quadro de superlotação, a administração do hospital solicita colaboração da população da Capital e região Metropolitana para que procure os postos de saúde e pronto-atendimentos para casos mais leves. A emergência não está fechada, mas atende apenas casos graves após triagem de classificação de risco.
Nas outras emergências que atendem pelo SUS na Capital a situação não é diferente. O Hospital São Lucas da Pucrs atende 40 pacientes em um local com 13 vagas. No setor infantil, os seis leitos recebem cinco crianças. Na Santa Casa, o Hospital Santa Clara, que realiza o atendimento adulto, 33 pessoas aguardam em um local que comporta 26. A emergência infantil, que possui 13 leitos, atende seis crianças.