A Associação Brasileira em Defesa dos Usuários dos Sistemas de Saúde (Abrasus) esteve em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na Zona Norte da Capital. A visita foi realizada pela presidente Terezinha Alves Borges e o tesoureiro Manoel Hypólito Rolim Filho para verificar se a instrução normativa 003/2012 estava sendo cumprida.
A UBS Diretor Pestana, do bairro Humaitá adotou a normativa desde a sua publicação, em 04 de setembro deste ano, e já recebeu um total de 1.362 receitas. A enfermeira do local, Tatiana Silva, afirmou que não há registro de falta de remédios, mas a unidade não fornece medicamentos controlados, que devem ser retirados na Farmácia Distrital.
O Centro de Saúde Navegantes, que possui farmácia distrital da região, atende em torno de seis mil receitas por mês e também não há falta de medicamentos. A farmacêutica Carem Schwambach destacou apenas que Ranitidina, remédio indicado para o tratamento da úlcera péptica gástrica e duodenal, estava com validade curta fazendo com que fosse devolvido. Eles estão esperando o novo lote.
Em ambas as farmácias visitadas os medicamentos para hipertensão, diabetes e o Paracetamol, são os mais procurados. No Centro de Saúde Navegantes, por ser referência, há grande procura pelos remédios controlados.
Instrução normativa 003/2012
A Secretaria Municipal de Saúde de porto Alegre determina que todas farmácias gerenciadas pelo governo municipal atendam receitas de todos os serviços de saúde. Ou seja, receitas fornecidas por médicos em consultas particulares ou por convênio médico também serão aceitas nas farmácias municipais.