Após a angústia de estar em uma sala de cirurgia e ter o procedimento cancelado, o agente de portaria Rogério Moreira Prestes garantiu o tratamento de um câncer de garganta após procurar ajuda na a Associação Brasileira em Defesa dos Usuários do SUS (Abrasus).
Em abril deste ano, quando descobriu a doença, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) procurou ajuda e logo recebeu a notícia: seria operado para remoção do tumor no dia 16 de julho. A expectativa de recuperação foi interrompida por um detalhe essencial: não havia médico anestesista disponível na ocasião e a cirurgia foi cancelada.
Antes da remarcação, Prestes voltou para a última colocação na fila de espera, o que causou indignação entre seus familiares. Amigos indicaram a Abrasus, que auxiliou o porteiro a encontrar uma solução para o problema. A assessoria jurídica da entidade indicou que ele reunisse a documentação necessária junto aos médicos e com isso garantiu o tratamento.
O paciente está aguardando o segundo ciclo de quimioterapia, que deve iniciar nos próximos dias, e os resultados para saber a continuidade do tratamento.
A presidente da Abrasus, Terezinha Alves Borges, comemorou a conquista de Prestes. Segundo ela, “todos os representantes da Abrasus sentem-se realizados em ajudar os usuários a garantirem os seus direitos”.