Fonte: ABRASUS - 03 de junho de 2012.
A Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus) recebeu na tarde de quarta-feira, dia 27, o vice-presidente e médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Sergio Pinto Ribeiro, que ministrou uma palestra sobre tuberculose.
Com o tema “Tuberculose, causas e consequências”, o médico fez um retrospecto da história da doença, os mitos, transmissão, diagnóstico, sintomas, estágios e tratamento. Também respondeu questionamentos de pessoas que assistiam a palestra, incluindo dois homens que já tiveram tuberculose e deram seu relato enquanto pacientes.
Conforme o médico, a palestra foi uma oportunidade de informar as pessoas sobre a doença. “Falar sobre a doença é esclarecer o que é mito e o que é realidade. As pessoas fizeram perguntas muito pertinentes. Isso mostra que a interação entre os profissionais de saúde e a comunidade é fundamental para que nós possamos prevenir a doença da forma mais eficaz possível”, explicou.
A presidente da Abrasus, Terezinha Alves Borges citou a preocupação da entidade com o grande número de pessoas com tuberculose no Rio Grande do Sul. No Estado, o aumento na incidência da doença foi observado a partir de 1993. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em Porto Alegre, a prevalência da coinfecção juntamente ao HIV é superior a 30%, de modo que hoje a tuberculose é a principal causa de morte dos pacientes com AIDS – informação abordada durante a palestra.
“Sabemos que a tuberculose está muito forte no Estado e, como nosso trabalho também é o de orientar os usuários, trouxemos um especialista para que ele esclarecesse e ajudasse as pessoas a se prevenir dessa doença”, explicou.