Fonte: ABRASUS - 05 de julho de 2012.
A falta de médicos reumatologistas no Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Sul foi tema de uma reunião entre a Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus), Associação dos Portadores de Lupus do Vale dos Sinos (APL), Conselho Municipal de Saúde de São Leopoldo e o secretário estadual de saúde, Ciro Simoni.
A presidente da APL, Izabel de Oliveira, também é portadora do lupus e marcou o encontro para pedir o apoio do governo do Estado para que se verifique a falta de médicos reumatologistas no SUS, especialmente na região do Vale dos Sinos e a cidade de São Leopoldo, que recebe a população de 14 municípios para tratamento da especialidade. Ela reivindicou também a distribuição gratuita de bloqueador solar para pacientes com o objetivo de evitar a fotossensibilidade. “A maioria dos pacientes não tem condições de comprar esse filtro, por isso solicitamos que o Estado o forneça como medicamento”, explica.
Como resposta, o titular da Secretaria de Saúde informa que a demanda será estudada para avaliar de que forma será trabalhada. “Propomos a inserir a solicitação da APL na Secretaria como uma política pública, como ocorre com outras doenças”.
Sobre a falta de médicos reumatologistas no Estado, Simoni admitiu que existe dificuldade na contratação dos especialistas e que é preciso haver investimento na carreira destes profissionais.
A presidente da Abrasus, Terezinha Alves Borges, elogiou o resultado da reunião, especialmente pelo interesse do secretário em instalar uma política de distribuição do protetor solar gratuitamente as pessoas com diagnóstico de doenças ligadas a reumatologia.