Fonte: ABRASUS - 20 de julho de 2012.
A presidente e a vice-presidente da Associação Brasileira em Defesa dos Usuários dos Sistemas de Saúde (ABRASUS), Terezinha Alves Borges e Carmem Lia Marino, estiveram em audiência no Ministério Público Estadual , com a Promotora de Justiça Marinês Assmann, na manhã do dia (17). Em pauta, a solicitação da ABRASUS ao MP, para a realização de vistoria no Residencial Morada São Pedro.
No dia (31), de junho, representantes da Associação estiveram no Hospital Psiquiátrico São Pedro e na Morada São Pedro. Ao percorrer os espaços as dirigentes preocuparam-se com os 54 ex-moradores do hospital, porém ainda pacientes da instituição, que atualmente residem nas 27 casas localizadas próximas a Casa de Saúde.
De acordo com Terezinha a construção foi realizada mantendo os antigos moradores, fator que gera insegurança. “Percebemos que essas pessoas estão vivendo ao lado de uma vila. Penso que elas não deveriam estar em contato direto com este local, até mesmo por que algumas destas pessoas, que visitamos em suas casas, são idosas e fragilizadas. Ouvimos relatos de que elas, durante o dia, contam com o apoio de cuidadores contratados por elas mesmas, e a noite tomam medicação, ficando ainda mais vulneráveis”, afirma.
A promotora de justiça comprometeu-se em analisar o pedido e realizar os encaminhamentos necessários. No encontro, as dirigentes da Associação entregaram material com relatos, fotos e vídeos.