Fonte: ABRASUS - 08 de agosto de 2012.
A presidente da Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (ABRASUS) Terezinha Alves Borges, a secretária geral Marly Teresinha Zucatti Büttner e a conselheira Neci Cardoso Bastos, participaram da cerimônia da Comissão Estadual da Verdade no palácio do governo nesta segunda-feira (6). Na ocasião Tarso Genro (PT) anunciou os cinco integrantes que compõem a CEV. Fazem parte do grupo o ex-desembargador Aramis Nassif, o defensor público Carlos Frederico Guazzelli, a cientista política e historiadora Celia Pinto, o procurador do Estado aposentado Jacques Alfonsin e o teólogo Oneide Bobsin.
O objetivo da Comissão é permitir o acesso da sociedade aos documentos oficiais da ditadura militar no Brasil (1964 - 1985) e auxiliar a Comissão Nacional da Verdade no esclarecimento sobre violações de direitos humanos praticadas no Rio Grande do Sul durante o regime.
Para a presidente da ABRASUS é de extrema importância que a nova geração conheça a história. “É importante que as pessoas saibam sobre o que ficou obscuro, para que isso não se repita novamente. Muitas pessoas não têm conhecimento do que aconteceu no passado”, observou.