Primeiro a adotar processo eletrônico foi unidade Bananeiras, na zona Leste de Porto Alegre
Fonte: Site Correio do Povo - 03 de agosto de 2012.
O agendamento eletrônico de consultas, utilizado desde janeiro pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre para marcação de atendimentos com médicos especialistas e internação hospitalar, começa a ser implantado também na atenção primária. Até o final do ano, dez unidades básicas devem ser informatizadas. A primeira foi a Bananeiras, na zona Leste da Capital. O número pode até ser ampliado, conforme avaliação dos resultados obtidos no processo de implantação.
Conforme o secretário municipal da Saúde, Marcelo Bósio, a utilização da tecnologia vai organizar o atendimento, acabando com as filas por fichas durante as madrugadas. "A partir de agora, o usuário vai chegar no posto e receber o atendimento de uma equipe multidisciplinar que vai oferecer um diagnóstico preciso da real necessidade do paciente", garantiu.
A marcação eletrônica de consultas na atenção primária faz parte do processo de informatização, iniciado em 2011, e que está interligando toda a rede municipal de saúde - incluindo hospitais e serviços conveniados e a conexão também com a rede estadual. Estão ligadas ao sistema informatizado 114 unidades de saúde, o correspondente a 65,89% do total.