Hospital adotou medidas para evitar que superlotação ajude a proliferar bactérias
Fonte: Correio do Povo - 09 de agosto de 2012.
Desde sexta-feira, quando anunciou medidas para combater a contaminação por bactérias, o Hospital Conceição, em Porto Alegre, já transferiu a outros locais 25 pacientes que deram entrada na emergência. A maior parte foi levada ao Hospital Universitário (HU) de Canoas e o restante para o Parque Belém, na Capital.
O gerente de pacientes externos da instituição, Robinson Menezes do Amaral, explica que há 25 leitos de retaguarda disponíveis no HU. Mais 15 vagas devem ser abertas na próxima semana. Outros hospitais também poderão receber pessoas encaminhadas pelo Conceição: Beneficência Portuguesa, Santa Casa, São Lucas e Vila Nova.
O objetivo das transferências é diminuir a lotação no hospital e evitar a contaminação. Amaral ressaltou que cerca de 140 dos 820 leitos seguem reservados a 109 pacientes em isolamento, com casos de tuberculose, gripe A, entre outras doenças contagiosas. Parte deles, em função do isolamento, precisa ocupar, sozinho, um quarto com mais de um leito.
Também serão ampliadas medidas de higiene e limpeza no Conceição, com cuidado intensificado aos internados, a fim de acelerar a recuperação. Além disso, o hospital vai contratar mais médicos para auxiliar no tratamento dos pacientes.