Ciro Simoni diz que existem negociações para abertura de novas unidades, mas falta pessoal
Fonte: Site Zero Hora - 14 de agosto de 2012.
Após o Rio Grande do Sul registrar o terceiro bebê morto em menos de uma semana por falta de leitos em UTIs neonatais, o secretário estadual da Saúde Ciro Simoni garante que existem negociações para a abertura de novas unidades. Ele cita cidades como Farroupilha, na Serra, e Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, como possíveis sedes dessas instalações.
— Queremos abrir outras UTIs, mas tudo é um processo, não se faz de um dia para o outro. É preciso segurança e pessoal para os atendimentos — ressaltou Simoni em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.
Conforme o secretário, a Região Sul — que abrange Pelotas, onde o menino Luiz Lucas Pacheco não encontrou vaga e teve de ser transportado a Ijuí — possui 3,2 leitos para cada mil crianças nascidas vivas. A cifra superaria números considerados adequados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A falta de profissionais qualificados para assumirem tais UTIs é um dos fatores que dificulta a inauguração de novos leitos. Simoni lembrou o caso de Canguçu, onde a unidade está interditada por falta de médicos. No Estado, são 370 leitos neonatais, segundo Simoni, e a maioria deles estaria ocupada.