Fonte: ABRASUS - 14 de agosto de 2012.
A Associação Brasileira em Defesa dos Usuários dos Sistemas de Saúde (Abrasus) visitou três farmácias da zona leste de Porto Alegre que possuem o programa “Farmácia Popular”, do Governo Federal, na manhã desta terça-feira, 14. O objetivo da visita foi verificar se os estabelecimentos estão recebendo e repassando os medicamentos à população.
Proprietário de uma farmácia popular na avenida Barão do Amazonas, Luis Ribeiro, contou que aderiu ao Farmácia Popular em janeiro deste ano e que o local possui a lista completa de medicação disponível para venda e distribuição gratuita.
Apesar disso, Ribeiro revelou que está tendo dificuldades com o sistema de registro dos remédios, mas que irá substituí-lo por um novo para facilitar a distribuição destes.
Na avenida Salvador França, o dono da farmácia, Paulo Ricardo Machado, revelou à vice-presidente da Abrasus, Carmem Lia Marino e ao tesoureiro, Manoel Rolim Filho, que recebeu a informação de que não pode divulgar o programa por meio de material gráfico. Segundo ele, isso só pode ser feito no interior da farmácia. “A maioria das pessoas não sabe que ele (o programa) existe e a divulgação é limitada, pois fora daqui não podemos entregar qualquer panfleto”, explicou.
Além destes locais, a equipe da Abrasus conheceu também a farmácia popular da avenida Oscar Pereira, onde foi verificado que todos os medicamentos do programa estão acessíveis à população.
A vice-presidente da associação elogiou a estrutura das farmácias e manifestou sua preocupação com impossibilidade de se divulgar, mais abertamente, o programa. “Percebemos uma grande falha que é a falta de informação a quem o programa mais interessa, pois nem todos o conhecem. Acreditamos que informar a população de forma mais clara é essencial”, afirmou.
O que é o Farmácia Popular?
Farmácia Popular é um programa do Governo Federal que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais ao tratamento de doenças com maior ocorrência no país, como diabetes, hipertensão, asma, rinite, osteoporose, entre outras. Alguns remédios são distribuídos gratuitamente e outros podem ser vendidos com até 90% de desconto.