No Ernesto Dornelles, unidade está com atendimento restrito a casos de urgência
Fonte: Site Zero Hora - 20 de julho de 2011.
As emergências de Porto Alegre estão superlotadas nesta quarta-feira. Seis das 10 unidades monitoradas por Zero Hora operam com o dobro ou o triplo da capacidade.
No Hospital Ernesto Dornelles, o excesso de pacientes obrigou a instituição a restringir o atendimento a somente casos urgentes — mesmo assim, o tempo médio de espera era de duas horas no final da manhã.
Nas duas principais emergências do SUS da Capital, o número de pessoas internadas na manhã desta quarta era quase ou superior a três vezes ao suportado pelas estruturas. No Hospital de Clínicas, havia 133 pacientes para 49 leitos. No Nossa Senhora da Conceição, 161 doentes eram atendidos em um espaço projetado para 50.
No Grupo Hospitalar Santa Casa, o principal problema era no Santa Clara, onde existiam 39 pacientes para leitos. No Dom Vicente Scherer, por volta das 11h45min, o número de pacientes era exatamente o de leitos disponíveis (10). Na unidade infantil — Hospital da Criança Santo Antônio —, havia vagas no setor de convênios. A ala com atendimento pelo Sus estava lotada.
No Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, os 20 leitos estavam ocupados. No Moinhos de Vento, o espaço projetado para 18 pessoas recebia 29 pacientes no final deste manhã. No Mãe de Deus, conforme a assessoria de comunicação, havia vagas.