No Hospital Ernesto Dornelles, atendimento é só para casos de urgência e tempo de espera chega a quatro horas
Fonte: Site Diário Gaúcho - 23 de novembro de 2011.
Quatro emergências adultas que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre apresentam superlotação na noite desta quinta-feira. Duas delas operam com mais do que o dobro da capacidade e uma, com o triplo. Além disso, em outra emergência, o atendimento é restrito apenas a casos mais graves.
No Hospital de Clínicas, a situação é semelhante à registrada nesta manhã, quando a direção emitiu um alerta solicitando à população de Porto Alegre e Região Metropolitana que evitasse procurar a instituição em casos mais simples, "procurando os pronto-atendimentos ou postos de saúde de suas cidades".
Durante a manhã, o Clínicas atendia mais de 140 pacientes, sendo que o número de leitos é de apenas 49. À noite, o número de pacientes atendidos era de 135.
Outro hospital que enfrentava superlotação era o Conceição. Existem 50 leitos para atendimento, e o número de pacientes à noite era de 131. Já no Hospital São Lucas da PUCRS, onde há 15 leitos, eram atendidos 47 pacientes — mais que o triplo da capacidade.
No Hospital Ernesto Dornelles, também superlotado, o atendimento estava restrito a casos de urgência e o tempo de espera chegava a quatro horas.
No Hospital Santa Clara, onde o atendimento estava restrito até as 12h desta quinta-feira, o atendimento à noite era normal. Nos demais hospitais do Complexo Santa Casa, havia vagas apenas na emergência do Santo Antônio.