Fonte: ABRASUS - 24 de novembro de 2011.
A Abrasus acompanhou a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre em visitas a quatro postos da gerência Norte/Eixo Baltazar. A falta de médicos é notória para atender uma população de mais de 200 mil pessoas, dos bairros Rubem Berta, Passo das Pedras e Sarandi.
A secretária geral da Associação Brasileira em Defesa dos Usuários dos Sistemas de Saúde (Abrasus), Marly Büttner, reforçou as queixas da comunidade: “As pessoas reclamam bastante de falta de médico, e é preciso madrugar no posto para conseguir ficha, sendo que a zona é perigosa”.
Em todos os locais visitados, há carências. Na Unidade do Passo das Pedras, a área de cobertura de 30 mil pessoas conta com apenas dois médicos fazendo revezamento no atendimento e nas consultas. Na UBS Ramos, faltam dois médicos clínicos. Na ESF Santa Maria, uma das duas equipes está incompleta, embora a dedicação dos profissionais tenha recebido cumprimentos. No posto Beco dos Coqueiros, há desfalques.
A dificuldade de reposição de profissionais que se aposentam decorre dos baixos salários oferecidos e da violência. A região precisa de 10 novas equipes de saúde da família para desafogar as demandas. Na tentativa de mediar os conflitos e achar soluções no Executivo municipal, a Cosmam agendou reunião no Conselho de Saúde da localidade para o dia 12 de dezembro, às 17 horas.