Fonte: ABRASUS - 1º de dezembro de 2011.
Cerca de 45 pessoas tiveram a oportunidade de assistir a palestra do dr. Newton Luiz Terra, realizada na tarde do dia 25/11, na sede da Abrasus. Doutor em Gerontologia Biomédica e professor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, o médico discorreu sobre o tema Fragilidade na Terceira Idade. De forma objetiva, o especialista tratou logo de esclarecer que o organismo humano fica mais fragilizado com o passar dos anos, mas as pessoas escolhem como envelhecer. “As decisões tomadas na juventude e na vida adulta têm reflexos diretos na terceira idade”, afirmou Terra.
O conjunto nutrição, exercícios e cuidados pode garantir uma velhice mais saudável. A receita do geriatra é sempre procurar alimentar-se bem (o que não significa comer muito), variando os grupos e evitando alimentos industrializados, gordurosos e inapropriados para uma dieta restritiva (diabetes, enxaqueca, etc.). A segunda premissa está na prática rotineira de exercícios físicos — que se distinguem de atividades físicas, tais como caminhar para pegar um ônibus, ou mesmo passar roupa e outras tarefas domésticas. Terra destaca que o ideal é associar o exercício físico aeróbico (correr, nadar, jogar futebol) com a musculação. A dupla garante capacidade cardiorrespiratória e diminui a perda inevitável de massa muscular. A terceira recomendação fica no campo dos cuidados: não fumar, ingerir bebidas alcoólicas com muita moderação, dormir satisfatoriamente, e controlar os níveis de colesterol, pressão, entre outros.
Além disso, o palestrante também fez alguns alertas e recomendações à atenta platéia: “Exames preventivos, vacinas, saúde bucal e mente ativa complementam o quadro de cuidados na área”. Quanto a este último item, Terra frisou o aspecto socialização como muito importante. “A pessoa pode se aposentar, mas não pode se aposentar da vida”, brincou. A depressão muitas vezes advinda da aposentadoria e da falta da antiga rotina causa a fragilidade do idoso, criando o cenário para o surgimento de doenças e perigosas suscetibilidades.
Estiveram no encontro, sucedido de perguntas feitas ao palestrante, representantes do Grupo da Mama do Hospital Conceição, da União da Associação de Moradores de Guaíba (Uamg), do Grupo Beija-Flor (Ginásio Tesourinha), e usuários da Abrasus. A próxima atividade já tem data marcada: 15 de dezembro, quando ocorrerá a apresentação (depoimentos e dicas) das voluntárias do Grupo da Mama do HNSC. Mais detalhes pelo telefone: 30628007 ou pelo e-mail abrasus.rs@gmail.com.