Fonte: ABRASUS - 15 de dezembro de 2011.
Foi com testemunhos cheios de esperança e encorajadores que a palestra sobre “Câncer de Mama: Prevenção, Tratamentos e Depoimentos” emocionou as dezenas de mulheres que compareceram ao auditório da Abrasus, na tarde do dia 15. A insistência na realização do auto-exame preventivo, a importância da procura de segundas opiniões acerca dos diagnósticos, e o compartilhamento de experiências que ajudam os outros foram questões enfatizadas pelo Grupo da Mama Conceição e o mastologista Andrei Gustavo Reginatto.
O médico esclareceu diversas perguntas das espectadoras, desmistificando a doença, esclarecendo boatos, tratando com delicadeza o tema que exigia este tratamento. “A idade avançada, história familiar, não ter filhos ou ter engravidado pela primeira vez depois dos 35 anos são fatores de risco”, contou. “Cisto e lipoma, contudo, não podem virar tumores, fiquem tranquilas”.
A presidente do Grupo da Mama Conceição, Flávia Nunes, contou seu caso de luta e vitória sobre a enfermidade. “Retirei a mama direita e fiz cirurgia para implante de prótese de silicone pelo SUS, uma conquista de nossa organização. Não senti nada na quimioterapia e radioterapia, pois cada organismo reage de forma diferente”, disse. “Não há nada mais gratificante do que contar o que passei para ajudar uma pessoa”. Na oportunidade, ela mostrou às mulheres como se realiza o auto-exame, utilizando-se de uma prótese de laboratório. “Nódulo nem sempre é câncer, pode ser tumor benigno. É um alerta”.
Edi Teresinha de Araújo, 76 anos, também venceu a neoplasia mais comum nas gaúchas. “Detectei pelo auto-exame, procurei o Hospital Conceição, fui operada para retirar o tumor e estou curada. Sofri muito, tive medo, mas agora estou aqui para andar junto com vocês”, disse.
A presidente da Abrasus, Teresinha Borges, avaliou bem o resultado da atividade de encerramento do 2° Ciclo de Palestras: “Gostei da espontaneidade das declarações, do interesse demonstrado pela platéia, foi diferente”.