Fonte: ABRASUS - 27 de janeiro de 2012.
O segundo dia de painéis do Fórum Social Temático na Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus) voltou seu foco para a prevenção de doenças e acidentes. Enquanto o ginecologista e obstetra Thiago Duarte chamou a atenção do público para o aumento dos casos de câncer de mama, a pediatra e diretora do SIMERS, Ana Maria Martins, comentou medidas para evitar acidentes com crianças e cobrou das pessoas a exigência dos seus direitos na área da Saúde.
“Eu nunca vi tanto caso de câncer como nos últimos dois meses”, relatou Duarte, médico da atenção primária porto-alegrense. “É importante frisarmos a necessidade do auto-exame mensal e da consulta médica anual, e da mamografia nas mulheres a partir dos 40 anos com histórico familiar da doença, ou a partir dos 45 anos em todas”. No caso do câncer do colo do útero, o ginecologista ressaltou que a prevenção se dá pelo uso do preservativo nas relações sexuais, eliminando o risco de infecção pelo vírus HPV.
A diretora sindical Ana Maria Martins abordou o desenvolvimento da criança e as formas de prevenir acidentes com elas, uma das principais causas de mortes a partir do primeiro ano de idade. Segundo a médica, a casa deve ser um ambiente seguro para que os pequenos não se machuquem, engulam objetos, mexam no fogão ou ingiram medicamentos. “A isso, deve-se aliar a fiscalização”, lembrou aos pais e avós presentes. Ela também orientou os presentes a prorrogar o máximo possível o contato dos jovens com bebidas alcoólicas, e criticou o sedentarismo dos pequenos. Ao final, solicitou a todos que exijam seus direitos, até mesmo para sanar a falta de pediatras da rede básica. “O público deu muitas contribuições, tivemos um encontro bem produtivo, juntando o enfoque técnico ao político”, avaliou.