Nutriente dificulta crescimento das células, assim como sua proliferação e sobrevivência
Fonte: Site Zero Hora - 18 de abril de 2011.
Um nutriente encontrado na cenoura e na batata-doce pode ser a peça chave no combate ao câncer de mama em estágios iniciais, de acordo com uma pesquisa do Fox Chase Cancer Center, dos Estados Unidos. Os resultados foram apresentados na reunião anual da Associação Americana para a Pesquisa de Câncer. Segundo os cientistas, o ácido retinoico, um derivado da vitamina A, dificulta o crescimento das células, assim como sua proliferação e sobrevivência.
Testes clínicos em curso que utilizaram a substância com o objetivo de combater o câncer não se mostraram muito promissores, mas a equipe do Fox Chase Cancer Center afirma ter descoberto seu mecanismo de ação, um passo importante para o desenvolvimento de terapias bem-sucedidas.
Entenda melhor
:: No organismo, o ácido retinoico liga-se a uma estrutura chamada receptor beta (RAR-b), e pode ser por meio dessa ação que ele aja como um supressor de tumores;
:: Uma diminuição na quantidade de RAR-b nos tumores está associada à progressão do câncer. Já o aumento do gene no organismo relaciona-se a respostas positivas de pacientes que se submetem a certas intervenções clínicas;
:: Acredita-se que a ativação do receptor possa limitar o crescimento das células, ao regular sua expressão gênica. Os mecanismos, porém, ainda não são bem compreendidos.