Fonte: ABRASUS - 20 de abril de 2011.
Associações dos bairros Humaitá e Farrapos, de Porto Alegre, e a Associação Brasileira Em Defesa dos Usuários de Sistema de Saúde (ABRASUS) contestam carências na assistência médica dessa comunidade e alertam autoridades locais sobre problemas como a falta de médico-clínico geral, desde Julho de 2010, neste local.
Os pacientes que precisam de atendimento médico são encaminhados ao Posto de Saúde Navegantes, que fica em outro bairro. Neste local, os cidadãos chegam a esperar cerca de um mês, para consulta com o clínico. Os idosos enfrentam dificuldades para comparecer nas consultas agendadas, por enfrentarem limitações físicas para uso de transporte coletivo.
Além do problema com a falta de médico, as comunidades denunciam ilegalidades na marcação de consultas, como a venda ilegal de fichas no Posto Diretor Pestana. A representante da Associação dos Moradores da Vila Tecnológica, Dinamara Laux, faz críticas ao processo: "Isso não pode ocorrer, já que o atendimento médico pelo SUS deve ser gratuito", ao explicar que os fraudadores ficavam na fila, retiravam a ficha e depois vendiam.
Segundo a Presidente da Associação dos Moradores do Parque Humaitá, Palmira Marques da Fontoura, para evitar a reincidência de fraude, os atendentes do referido Posto de Saúde exigem documento de identidade e o número do prontuário do paciente. Mesmo assim, a chamada "quadrilha das fichas de consulta" pratica a venda domiciliar do agendamento de uma consulta médica, no valor de R$ 20,00.
Mesmo com a ação da Brigada Militar, no Diretor Pestana, os integrantes da "quadrilha" ameaçam os trabalhadores do Posto de Saúde, como forma de conseguirem as agendas de atendimento. Assim, a ABRASUS vai denunciar os problemas da localidade através de ofício encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde da capital; além de agendar reuniões com autoridades afins, com propostas que possibilitam a redução de problemas no atendimento à população desses bairros.
Tais ações serão divulgadas no blog da ABRASUS, para que a comunidade possa acompanhar e participar com manifestações de apoio ou sugestões de melhorias à saúde das comunidades de Porto Alegre.
Mais fotos do encontro: