Aumento foi solicitado por instituições internacionais para atender à demanda global
Fonte: Site Zero Hora - 20 de outubro de 2011.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira que o Brasil vai dobrar sua produção anual de benzonidazol, medicamento usado para tratamento da doença de Chagas. Com a decisão do governo federal, o Brasil produzirá 3,2 milhões de comprimido todo ano, em vez dos 1,2 milhão fabricados atualmente.
O aumento da produção foi pedido por organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), para atender à demanda global pelo medicamento. Desde 2008, o Brasil é o único produtor do medicamento no mundo.
— O Brasil vai assumir toda a demanda do medicamento para tratamento da doença de Chagas, solicitada pela Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde. Já vínhamos garantindo isso como único produtor nacional, por intermédio de uma parceria do Ministério da Saúde com um laboratório público do estado de Pernambuco. Nós já vínhamos cumprindo toda a demanda solicitada e recebemos novo pedido para aumentar [a produção] — afirmou.
Este ano, o Ministério da Saúde fará uma entrega imediata de 225 mil comprimidos para a organização internacional Médicos sem Fronteiras, a fim de que possam ser atendidos os casos mais urgentes. Mais 3,2 milhões serão entregues até o final de dezembro.