Fonte: ABRASUS - 28 de outubro de 2011.
O médico Thiago Duarte alertou para os perigos do diabetes, em palestra com auditório da Abrasus lotado, no dia 27 de outubro. A doença atinge 10% da população brasileira e se desenvolve de maneira “silenciosa”, ou seja, seus sintomas muitas vezes passam despercebidos. “Os sinais de alerta são a necessidade freqüente de urinar, principalmente à noite, a sede excessiva e o aumento do apetite”, disse.
Segundo Duarte, os últimos estudos mostram que o aumento dos casos de diabetes (deficiência na produção de insulina) tem muito a ver com a alimentação inadequada do indivíduo, rica em gorduras e carboidratos. “O paciente não precisará se privar toda a vida do que gosta de comer, mas ele passa a ser protagonista do seu tratamento ao ter de obedecer uma dieta cuidadosa”, disse. Os fatores de risco do diabetes são a obesidade, a hereditariedade, o sedentarismo, a hipertensão e o uso contínuo de medicamentos à base de cortisona.
A importância da prevenção e do tratamento adequado, salientou o médico, se dá na medida em que a doença traz graves conseqüências: problemas cardiovasculares, com perda de sensibilidade, visão borrada, e riscos de amputações dos pés e pernas. “Recomendamos, acima de tudo, a realização de exercícios regulares como grande prioridade”, relatou.
Ao final, o médico respondeu a diversas perguntas do público, a respeito dos ricos de impotência no diabético, o perigo da ingestão de álcool, a dificuldade dos homens em procurar o consultório do especialista, entre outras.