Fonte: ABRASUS - 03 de outubro de 2011.
A presidente da Abrasus, Terezinha Borges, participou da visita da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal ao Centro de Saúde Santa Marta, em Porto Alegre, no dia 29 de setembro. A unidade atende 240 mil usuários/mês. O que se observou, entretanto, é que o número de médicos em algumas especialidades está defasado. Outro problema é o não comparecimento de pacientes a quatro de cada 10 consultas marcadas com especialistas.
O secretário municipal adjunto da Saúde, Marcelo Bósio, reconhece as carências, mas diz que a informatização trará melhorias. “Os resultados são muito positivos no sentido de agilizar o atendimento, qualificar as filas, organizar o processo e a chegada do paciente ao local de assistência”, relatou. “No fim do ano, devemos concluir esta fase, e a população vai sentir o impacto direto dos seus benefícios. Já diminuímos o tempo de espera, e sabemos qual é a nossa demanda reprimida em Porto Alegre. Quando iniciamos chegamos a ter 24 mil pessoas aguardando consulta especializada, e hoje temos 16 mil, e praticamente todos os agendamentos são imediatos dentro do sistema. Dentro de 60 dias poderemos dizer qual o tempo máximo de espera por especialidade”.
A presidente da Abrasus, Terezinha Borges, participou da visita da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal ao Centro de Saúde Santa Marta, em Porto Alegre, no dia 29 de setembro. A unidade atende 240 mil usuários/mês. O que se observou, entretanto, é que o número de médicos em algumas especialidades está defasado. Outro problema é o não comparecimento de pacientes a quatro de cada 10 consultas marcadas com especialistas.
O secretário municipal adjunto da Saúde, Marcelo Bósio, reconhece as carências, mas diz que a informatização trará melhorias. “Os resultados são muito positivos no sentido de agilizar o atendimento, qualificar as filas, organizar o processo e a chegada do paciente ao local de assistência”, relatou. “No fim do ano, devemos concluir esta fase, e a população vai sentir o impacto direto dos seus benefícios. Já diminuímos o tempo de espera, e sabemos qual é a nossa demanda reprimida em Porto Alegre. Quando iniciamos chegamos a ter 24 mil pessoas aguardando consulta especializada, e hoje temos 16 mil, e praticamente todos os agendamentos são imediatos dentro do sistema. Dentro de 60 dias poderemos dizer qual o tempo máximo de espera por especialidade”.
Os integrantes da Comissão realizaram uma visita ao prédio mostrando os atendimentos realizados em dermatologia, cardiologia, pediatria, saúde mental, ambulatórios de especialidades médicas, a sala especial do Pró-jovem – crianças que sofreram abusos sexuais, e a farmácia distrital, informatizada, que atende diariamente a população que possui o cartão SUS.