Grevistas pedem jornada de 30 horas semanais em vez de 40 horas sem redução de salário
Fonte: Site Zero Hora - 26 de agosto de 2011.
O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre promete cumprir ordem judicial para deixar todos os postos de saúde abertos durante a greve. Mesmo assim, a reportagem da Rádio Gaúcha encontrou um fechado nesta manhã. O posto Navegantes, na Avenida Presidente Roosevelt, não está fazendo atendimentos. O sindicato promete verificar a situação.
A greve de técnicos e profissionais com enfermeiros começou na terça-feira, pedindo jornada de 30 horas semanais em vez de 40 horas, sem redução de salário. Na quinta-feira, a Justiça determinou que sejam mantidos integralmente os atendimentos de urgência e emergência. Os demais serviços devem ser realizados por, no mínimo, metade dos funcionários.
O diretor financeiro do Sindicato dos Municipários, Raul Giacobone, garante que os servidores vão respeitar a medida judicial.
— Não tem grande alteração no nosso movimento porque todos os casos de urgência e emergência estão sendo atendidos hoje. O que nós fazemos nos pronto-atendimentos e hospitais é uma triagem fora do local e todos os casos são encaminhados para os médicos atenderem. Em relação às UBS (Unidades Básicas de Saúde) o atendimento médico está garantido também — afirmou o diretor financeiro do sindicato.
A prefeitura de Porto Alegre vai conferir nesta manhã a situação dos postos de saúde, para saber se a determinação está sendo seguida.