Fisioterapeuta dá dicas para evitar o problema no dia a dia
Fonte: Site Zero Hora - 11 de agosto de 2011.
Mais da metade da população sofre com algum tipo de dor nas costas, que pode estar relacionada normalmente com estresse, má postura, sedentarismo, obesidade, crescimento acelerado ou distúrbios hereditários. No entanto, recentemente, uma pesquisa realizada na Espanha sugere que as dores nas costas podem ter ligação com a falta de nutrientes.
A pesquisa do Instituto de Bioengenharia da Catalunha (IBEC) revela que a pressão exercida sobre os discos da coluna pelo levantamento excessivo de peso pode danificá-los ao reduzir o fluxo de nutrientes até eles. Os resultados foram constatados por meio da criação de modelos computadorizados dos discos humanos. Os cientistas estudaram os efeitos nutricionais e mecânicos da pressão exercida sobre eles.
Segundo os pesquisadores, as pressões excessivas influenciam negativamente a quantidade de glicose e ácido láctico presentes no disco. É preciso que as células tenham glicose, contudo, o excesso de ácido láctico pode ser prejudicial, já que interrompe a nutrição e pode gerar um processo degenerativo.
De acordo com um dos responsáveis pelo estudo, Jerome Noailly, é necessário restaurar o volume de água e do disco, pois um disco degenerado é como uma esponja murcha que precisa voltar a seu tamanho normal.
Saiba como prevenir a dor nas costas no dia a dia
Dicas simples podem ajudar a evitar as dores, já que, algumas vezes, elas são consequência de atividades frequentes como se agachar, levantar ou carregar peso. Confira o que você pode mudar na rotina, de acordo com o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa:
:: Alongue-se diariamente
Os músculos mais flexíveis melhoram a postura e aliviam as tensões.
:: Mantenha-se no peso ideal
O excesso de peso contribui para uma maior pressão nos discos vertebrais.
:: Sente-se corretamente
Sempre mantenha-se alinhado com o eixo da cadeira e use cadeiras firmes. Descanse os braços e mantenha os joelhos elevados.
:: Durma em uma posição confortável
O ideal é que você durma de lado, com um travesseiro entre as pernas e em uma posição que garanta que sua cabeça esteja alinhada com os ombros. Nunca durma de bruços.
:: Ao pegar um objeto no chão ou carregar peso, flexione sempre os joelhos, mantendo abdômen contraído.
:: Ao dirigir, coloque o banco mais próximo do volante, ficando com os joelhos acima do quadril e as costas apoiadas no encosto.
:: Evite dormir em um colchão muito mole, o mais indicado é o semi-ortopédico.
:: Quando estiver fazendo qualquer atividade, lembre-se sempre de mudar de posição o mais frequentemente possível.
:: Fortaleça os músculos do abdômen e da coluna.
:: Faça atividade física regularmente, de preferência sem impacto e/ou sobrecarga articular.